sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Manias

Eu tenho alguns preconceitos e algumas manias, todos de estimação. Sou chata e gente chata é maniúda. Sabe, me considero uma pessoa razoavelmente bem resolvida, com senso crítico, bom gosto e inteligente e talz. Todo mundo tem direito a ter umas esquisiticezinhas, eu também, oras.

Pois é. O negócio é que não bastasse as que tenho, de vez em quando herdo ou resolvo aderir a alguma mania de algum amigo meu. Quer dizer, na verdade estou falando de uma grande mania que é implicar/me ofender com erros de português. Claro que eu também faço meus errinhos, mas o negócio são os erros feios, aqueles que, como diria meu amigo Gibi, "doem os ovos". Isso é mania de jornalista, gente chata e arrogante, gentalha insuportável, sabe? Como eu convivo com essa gente, acabo pegando umas manias. Daí que eu pego abuso de quem comete alguns erros específicos. Quer ver?

Quer ver eu ficar puta nas calcinhas? É nêgo que fala janta. Essa eu peguei do meu amigo Guilherme, o ex-Gordo. Uma vez ele chegou revoltado porque tinha perguntado ao filho o que ele tinha almoçado e o menino "ué? a mesma coisa da janta de ontem". Ele ficou puto pq a ex além de dar comida requentada pro moleque ainda não tinha ensinado que é "jantar" e não "janta". Olha, tomei um abuso de quem fala janta...

Daí uma vez na época da faculdade um amigo muito inteligente escreveu uma frase no quadro-negro. Ele escrevia frases quase que diariamente, mas neste dia deu uma escorregada e grafou "cú". Minha amiga Nathalia levantou e perguntou se a mãe dele não o tinha ensinado a não ficar enfiando coisas no cu. Pronto. Ai que reiva quando alguém escreve "cú".

E assim é com "entre eu e você", no lugar de "entre mim e você", que uma vez vi Vanessa corrigir. Com "final" no lugar de "fim", pois só existe "final" se você puder empregar "inicial", caso contrário é "fim" e "início". Outra que dá nos neuvos é usarem "através" no sentido de "por meio de". Quer me ver ter um piripaque? Emprega "de encontro" no lugar de "ao encontro" ou "descendência" no lugar de "ascendência". Todas peguei mania depois de ver algum amigo dar um chilique ou corrigir alguém. Nem vou falar das palavras que eu escrevi errado e alguém me corrigiu. Ai, essas eu não esqueço mesmo e quando vejo alguém escrever errado fico quase possessa. Mas o negócio mesmo é o seguinte, vocês sabem por que eu fico possessa? Ahhhhhh....

Sim, eu também sou biruta, mas não é errado ser assim.

Nenhum comentário: