segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A compreesão espaço tempo chegou a Santa Tereza

Mendoncinha está vivendo sua primeira crise de rebeldia adolescente... aos 4 anos. Atordoado, Mendonça-pai não sabe se expulsa o rebento de casa ou desce-lhe a chinela.

Como todos sabem, Mendonça é muito Botafogo, já tendo sugerido inclusive que eu virasse casaca para poder acompanhá-lo ao Engenhão. Eis que ele se recorda que, levado pelo avô, do alto dos seus três anos assistiu pela primeira vez uma partida no Maracanã. Botafogo e XXXX. Homem conservador, quis repetir tradição inventada por Vovô Mendonça com Mendoncinha. Humpf. Desde aquele dia, toda vez que o pequeno ouve barulho de futebol na TV vem correndo do quarto e, bracinho levantado, grita "Gooooool do Flamengo!" no meio da sala. Olha o pai de soslaio e volta para seus aposentos infantis. É, Mendonça, chupa essa manga. Vais criar um rubro-negro.

Não contente com a afronta esportiva, o mini-rebelde resolveu atacar noutra frente e escolheu outra das predileções do pai: a música. Eis que Mendonça chega cansado da repartição, pensando em tomar um banho e mas talagadas, e ao abrir a porta se depara com Mendoncinha, aquela coisinha pequenininha que ele trocou tanta fralda, fazendo movimentos circulares com a cintura enquanto repetia "créu, créu, créu...". Chocado, Medonça não se conteve.

- Pára com isso, que coisa horrível!
- O créu é meu - disse o pequeno, com olhar de desprezo, caminhando para o quarto.

Da porta, Mendonça viu seu filho de olhos fechados e mãozinhas apoiadas na parede continuar a evolução. Agora toda vez que toca Tom Jobim o pequeno começa a apresentação do créu, que, afinal de contas, é dele.

Nem parece aquela criança que, há um ano, ao ser perguntado sobre o que queria ser quando crescesse, respondeu "Quero crescer pra tomar chope, ficar bêbado pelado!". Obviamente até então o pai era sua inspiração.

Para quem não sabe, Mendonça é um ser um tanto quanto retógrado, datado, que nem sempre dá conta das questões contemporâneas. Some-se a isso uma espécie de TOC musical. Em sua casa há uma vastissíma coleção de CDs e LPs, sendo as bolachonas sua maior riqueza. Há uma ordem para os discos serem tocados. Não é por estilo ou vertente musical. Muito menos alfabética ou cronológica. Em hipótese alguma essa ordem pode ser quebrada. Não importa se vc é visita na casa dele e pede pra ouvir uma música. Ele responde "não posso", afinal de contas, não é ele quem faz as regras, né?

Nenhum comentário: