terça-feira, 10 de abril de 2007

Im-per-dí-vel!

Recebi o release de amanhã. Vejo vocês lá. Ah, o curador é O Orientador. Ah, e sou do CAC, tá? Ah, o Ricardo Freitas também é luxo só e meu querido.

Seminário Piratas da Cultura - comunicação e cidadania

Ricardo Freitas (Uerj), Silviano Santiago (UFF), Denise Cogo (Unisinos) e Gringo Cardia (OiKabum e Spectaculu) são os palestrantes da próxima mesa do ciclo de debates "Piratas da Cultura - comunicação e cidadania" que teve início no último dia 3 de abril e acontecerá todas as terças do mês no auditório do 4º andar do CCBB-Rio. Esta é a primeira vez que o CCBB, uma das mais importantes instituições culturais da América Latina, com quase 20 anos de atuação, abriga discussões específicas sobre o assunto, num evento exclusivamente dedicado ao tema.

O curador, professor João Maia, do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, propõe uma ampliação da visão sobre a pirataria, partindo das discussões contemporâneas, pautadas na maior parte das vezes por revisões de leis antigas. Com o ciclo, pretende-se deslocar a discussão do âmbito jurídico para o antropológico, pensando a pirataria como estratégia popular que, de certa maneira, democratiza o acesso a bens culturais antes restritos a certos circuitos.


2. Metrópole: conteúdos locais e usos globais - 10.04.07

A mobilidade do homem moderno é marcada por diversos ritmos que configuram diferentes culturas na cidade. A cultura comunitária (ou popular) é marcante e lenta, assumindo lugar de destaque na metrópole. Neste debate será discutida a força da cultura comunitária como uma fonte de resistência à velocidade inerente à vida nas grandes cidades, preservando a identidade de grupo através do trabalho de re-significação de elementos da produção cultural e da expressão global dessa nova siginificação.

2.1) "Jovens Piratas: um paralelo entre França e Brasil" – Ricardo Freitas - Doutor em Sociologia pela Universidade Sorbonne/Paris V. Professor da FCS/UERJ.

2.2) "Cosmopolitismo do pobre" - Silviano Santiago - Doutor em Lingüística pela Universidade Sorbonne e escritor.

2.3) "Migrações contempoâneas" - Denise Cogo - Professora da Unisinos e coordenadora do Grupo de Trabalho "Comunicação para a Cidadania" da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

2.4) "ONG`s na fita" - Gringo Cardia – 'artista da imagem', arquiteto, cenógrafo e designer. Responsável pelas ONG's Spectaculu e Oi Kabum!.


Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil (RJ)
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ
Auditório do 4º andar
Datas: 10, 17 e 24 de abril de 2007 (terças-feiras)
Horário: 18h30
Telefone: (21) 3808-2020
Acesse: www.bb.com.br/cultura
Senhas distribuídas 30 minutos antes do evento.

Nenhum comentário: