quarta-feira, 4 de junho de 2003

Lembram dos Crossdresser?
Né q fui convidada pra uma festa nessa sexta onde os homens vão de saia? Q coisa menino!
Parece q faz parte de um "Movimento Saia Preconceito" organizado pelos alunos de História e Artes da UFRJ. Num vou não q deve ser tudo hippie sujo, mas vou reproduzir aqui o manifesto das crianças. O mundo é estranho mesmo, e daí?

Ah! e se alguém for na festa me conta como foi!

Numa tarde ensolarada de domingo, quatro meninos e cinco meninas fundaram, por algumas horas, uma comunidade alternativa. Nela quase tudo se podia(sic), inclusive meninos usarem saias hippies. A idéia, que começou por uma brincadeira de se vestir de um modo incomum, ganhou força quando todos resolveram aderir à combinação camiseta e saia por alguns motivos. A começar pela confortabilidade da peça; o pano dela, além de não esquentar, permite maior flexibilidade de movimentos – as pernas dançam soltinhas, soltinhas –. Outra razão está ligada à estética, pois, além do visual aprovado pelos próprios rapazes, as meninas presentes gostaram muito do que viram. Depois desse dia vimos que as saias deveriam ser incorporadas no vestuário masculino. Concluímos que é grande a ignorância do homem brasileiro – mais especificamente a do homem carioca –, pois numa cidade quente e úmida como o Rio de Janeiro, é inconcebível não se ter pensado no uso da referida vestimenta. Por gentileza, mirem-se na Escócia! Na Escócia!! Pensem na vantagem de sair à rua com uma samba-canção sem a irritação de tê-la embolada na bermuda ou na calça jeans. Imaginem-se, agora!, com uma saia! Essa chatice acabaria! Melhor ainda para os que possuem o hábito de não usar cuecas e afins: os balangandãs ficariam livres, leves e soltos – e não digam que a sensação de não os ter assim não seria, no mínimo, prazerosa –. Além disso, o fato de homens se proporem o uso de saia, que, como todos sabem, faz parte apenas do vestuário feminino, suscita uma questão mais profunda: a discussão existente acerca de ideologia de gênero – o que pode e o que não pode um menino e uma menina –. Pensem a respeito, senhores.
Enfim, a intenção dessas linhas é a de convidar você a participar do Movimento Saia Preconceito! que terá como marco inicial a festa mHISTOrEBA na CAMMA, dia 6 de junho, organizada por estudantes de História e da Escola de Belas Artes da UFRJ, no IFCS, a partir das 22h. Peça a peça à sua mãe, irmã, namorada, amiga ou qualquer coisa que o valha, e saia de saia confortável. Vista essa camisa (ou melhor: saia)! Por uma qualidade de vida melhor, em prol do bicho solto, dos balangandãs dos baianinhos do Brasil, por obséquio, abaixo as calças! E suspenda uma saia!

Nenhum comentário: